Existe Mesmo a Reencarnação?

Existe Mesmo a Reencarnação?

Wilson Lúcio Monteiro

Façamos uma reflexão sobre um dos pontos básicos da Doutrina Espírita: que é a reencarnação.

Você já pensou na possibilidade da reencarnação? Será ela uma invenção dos espíritas? Será mesmo possível voltarmos em um corpo diferente? Será que na bíblia existe algum caso de reencarnação?

Antes de responder a essas questões é bom lembrar que aquele que acredita em uma única existência, que nascemos e morremos uma única vez, talvez acredite também que após a morte o futuro está decidido, que após a morte não existe mais nada que se possa fazer; que não adianta nem orar pelas almas dos que partiram. Isso porque a tradição tem ensinado que após a morte a alma fica dormindo até o “juízo final” ou, então, a alma vai direto para o céu ou o inferno.

É bem verdade que essa não é a crença de todos, mas é a de muitos.

Embora a respeitemos, não podemos esquecer que a história tem mostrado que nem sempre a maioria está certa. Por exemplo, algum tempo atrás a maioria acreditava que o nosso mundo, a terra, não era redonda, quem assim pensava era tido com herege, louco... Galileu Galilei, um grande cientista da idade média, para não ser morto, teve que se retratar em público e diante das autoridades, afirmando que o sol é que girava em torno da terra. Como vemos, hoje, até uma criança sabe que é o inverso.

É comum, como sabemos, que em todas as épocas, o escárnio, o deboche, a perseguição da maioria sobre a minoria é um fato, mesmo que velada.

Jamais devemos temer alguma crença, pois, à medida que evoluímos, a “verdade” vai aparecendo, mais cedo ou mais tarde ela prevalece. O falso ou o parcial será esquecido com o passar dos tempos. É o próprio Jesus que diz: “toda árvore que meu Pai não plantou será arrancada até a raiz.”

Você que ainda crê na existência única, recorra à sua fé e explique, de maneira lógica e convincente, sem contrariar o amor, a justiça e a bondade de Deus, por que é impossível a reencarnação? Explique as diferentes aptidões que muitos apresentam desde o nascimento. Explique porquê uns já nascem com facilidade para as artes, outras para o cultivo da terra, ou o trato dos animais, plantas? Outros ainda com as aptidões voltadas para a eletrônica ou informática? Donde esses dons “gratuitos”? Heranças dos pais, dos avós, de algum parente distante? Como herdar algo que seus antecedentes não possuíam?

Certamente, alguém pode dar como resposta, afirmativas que dizem que Deus tudo pode, que é a vontade de Deus, porém Deus não contraria suas leis, pois é imutável, e nem dá a um em detrimento de outro, pois é soberanamente justo e bom.

Existem ainda outros questionamentos que exigem respostas que coadunem mais com a nossa inteligência, com a nossa razão e lógica. Como explicar, por exemplo, uma criança que nasce em “berço de ouro”, ao mesmo tempo em que outra, também filha de Deus, em situações miseráveis, chegando a morrer de fome, frio ou sede? Como explicar as crianças que já nascem com problemas mentais ou físicos?

Precisamos nos lembrar que todos somos criaturas de Deus e ele nada faz com defeito. Será que Deus daria privilégio para alguém?

Logicamente, e nossa razão recusa, que Deus não criaria almas para sofrerem sem uma razão justa e para explicar isso sem contrariar os atributos divinos, só a doutrina da reencarnação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário